top of page

A produção do conhecimento no curso de Educação Física: o desafio de formar professores pesquisadores

Apresentação

Ao longo deste trabalho pretendo apresentar estudos desenvolvidos no âmbito do curso de Licenciatura em Educação Física do Instituto Federal do Ceará (IFCE), campus Limoeiro do Norte, os quais refletem especificamente a minha preocupação nos últimos anos no que se refere à formação de professores para a pesquisa. Tal preocupação tem sido transformada em ações efetivas a partir da minha atuação como professor na disciplina de metodologia científica e por meio da participação em programas de iniciação científica, através dos quais coordeno diversas frentes de pesquisa que contam com a participação de estudantes do curso de Educação Física.

O resultado parcial dos estudos e pesquisas que tenho desenvolvido no âmbito institucional, com a participação de alunos da graduação, será apresentado nessa coletânea de textos. Além disso, tomo a liberdade de expor alguns trabalhos que são fruto de pesquisas que tenho realizado ao longo de minha atuação acadêmica e profissional, os quais servem como uma demarcação de minha trajetória teórica. A seguir apresentarei um sumário dos textos que serão tratados ao longo desta obra.

Os dois primeiros textos da coletânea foram desenvolvidos com o apoio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/IFCE). Noprimeiro, intitulado “A pesquisa no curso de licenciatura em Educação Física do Instituto Federal do Ceará de Limoeiro do Norte”, discuto a importância da pesquisa na formação de professores de Educação Física. Considero o texto propício para abrir o livro, pois demarca, através de análise documental, a importância que a prática de pesquisa assume no curso de Licenciatura Educação Física do IFCE de Limoeiro do Norte. Notexto, “A gênese do esporte escolar e as formas de reprodução dos valores do esporte de rendimento na escola”, proponho uma análise sobre o fenômeno do esporte escolar, buscando compreender as atitudes dos estudantes de escolas públicas do ensino médio ao participarem das competições escolares.

Em um segundo grupo de trabalhos apresentados nesta coletânea, destaco duas produções que mantém íntima relação com a minha prática pedagógica no curso de Educação Física, especificamente quando ministrava as disciplinas História da Educação Física e Novas Tecnologias em Educação Física. No trabalho, “Estudo exploratório sobre o ensino da história da Educação Física e dos esportes em escolas públicas municipais de Limoeiro do Norte/CE”, tive a oportunidade de compreender e refletir sobre o ensino do conteúdo histórico na educação física escolar, evidenciando a necessidade de superação da dicotomia entre teoria e prática no trato com esse importante conteúdo. No trabalho, “As novas tecnologias na formação de professores: um relato de experiência”, o qual conta com a importante colaboração de duas pesquisadoras do Mestrado em Educação da Universidade Estadual do Ceará (UECE), apresento uma análise sobre o uso das chamadas Novas Tecnologias da Informação e Comunicação (NTIC’s) como recurso didático-pedagógico do professor, enfatizando a importância de formar professores com competência tecnológica na sociedade do conhecimento e da aprendizagem.

Os textos seguintes constituem um resultado do esforço coletivo de professor e alunos no contexto da disciplina Metodologia do Trabalho Científico. Em “A percepção dos servidores do Instituto Federal do Ceará de Limoeiro do Norte sobre os efeitos de um programa preventivo de Ginástica Laboral”, os autores analisam os efeitos de um programa de ginástica preventiva realizado com um grupo de servidores do IFCE de Limoeiro do Norte. No trabalho intitulado “A relação entre o uso de tecnologia e o nível de atividade física entre alunos do ensino médio de uma escola particular de Limoeiro do Norte/CE”, foi realizada uma pesquisa com estudantes do ensino médio sobre os efeitos do uso de tecnologias para o sedentarismo.

As duas produçõesque fecham a coletânea representam dois momentos em minha trajetória teórica, úteis para compreender a constituição da presenteobra e perspectivar as tendências de pesquisa atuais e futuras. No primeiro texto, “Esporte educacional: uma possibilidade de restauração do esporte”, produzido quando concluía o meu curso de graduação em Educação Física e amadurecido posteriormente quando servidor do IFCE, proponho uma discussão crítica sobre a influência do esporte de rendimento na prática do esporte escolar. O trabalho “Estudos sobre a formação do professor reflexivo na Educação Física: o estado da questão”, produzido como resultado de minha atuação como mestrando no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estadual do Ceará (UECE), representa as minhas inquietações teóricas atuais no que se refere à formação do profissional de Educação Física. Neste último trabalho conto com a inestimável contribuição da professora do PPGE-UECE,Silvia Maria Nóbrega-Therrien, e de minha colega,Eunice Andrade de Oliveira Menezes.

Os textos reunidos nessa coletânea convergem para ratificara importância da pesquisa nos cursos de formação de professores em geral, e especificamente na área da Educação Física. A formação de professores com competência para a atividade de pesquisa é um desafio a ser enfrentado pelas instituições de formação no atual contexto da sociedade do conhecimento e da aprendizagem em que vivemos. Entretanto, algumas questões essenciais precisam ser consideradas.

A produção de conhecimento precisa estar em harmonia com a realidade do professor, para que seja possível a identificação e enfrentamento dos problemas da profissão. As Ciências da Educação, enquanto campo por excelência de produção do saber educacional, não comportam mais a figura do “pesquisador exclusivo”, aquele que se põe a teorizar sobre questões distantes da realidade onde está inserido. Chegou a vez do “professor pesquisador”, aquele que aproveita os saberes existentes na prática, sistematizando-os à luz da teoria científica ao seu alcance, dando respostas adequadas a situações particulares por meio de sua reflexão-ação.

A melhoria das condições necessárias à prática da pesquisanos cursos de licenciatura é um requisito para a formação de professores pesquisadores. Para isso, as instituições de ensino devem oferecer tempo e espaço adequados para o desenvolvimento de pesquisas individuais e coletivas, assegurando a existência de disciplinas de formação em pesquisa nos projetos pedagógicos dos cursos, estimulando a formação e desenvolvimento de grupos de pesquisa e eventos de natureza acadêmico-científica, a qualificação dos formadores em nível de mestrado e doutorado e os intercâmbios interinstitucionais para a viabilização de projetos de pesquisa.

 

Limoeiro do Norte/CE, 28 de Setembro de 2016.

 

Cesar Augusto Sadalla Pinto

Organizador da coletânea

Capítulo I - A pesquisa no Curso de Licenciatura em Educação Física do Instituto Federal do Ceará de Limoeiro do Norte

Cesar Augusto Sadalla Pinto, Neucivânia Moreira da Silva, Ticianne Bezerra Campos

Capítulo II - A gênese do esporte escolar e as formas de reprodução dos valores do esporte de rendimento na escola

Cesar Augusto Sadalla Pinto, Andreza Nogueira Lima

Capítulo III - Estudo exploratório sobre o ensino da história da Educação Física e dos esportes em escolas públicas municipais de Limoeiro do Norte/CE

Cesar Augusto Sadalla Pinto, Iago Alves de Souza, Derlândia de Andrade Silva, Hennela Mara de Sousa Guimarães

Capítulo IV - As novas tecnologias na formação de professores: um relato de experiência

Cesar Augusto Sadalla Pinto, Andréa da Costa Silva, Ana Maura Tavares dos Anjos

Capítulo V - A percepção dos servidores do Instituto Federal do Ceará de Limoeiro do Norte sobre os efeitos de um programa preventivo de ginástica laboral

Neucivânia Moreira da Silva, Neurivânia Moreira da Silva, Bruna Lucas de Melo Amaral, Cesar Augusto Sadalla Pinto

Capítulo VI - A relação entre o uso de tecnologia e o nível de atividade física entre alunos do ensino médio de uma escola particular de Limoeiro do Norte/CE

Ticianne Bezerra Campos, Francisco Marcelo Moreira Soares, Sâmia Silva Lima, Cesar Augusto Sadalla Pinto

Capítulo VII - Esporte educacional: uma possibilidade de restauração do esporte

Cesar Augusto Sadalla Pinto

Capítulo VIII - Estudos preliminares sobre a formação do professor reflexivo na Educação Física: o estado da questão

Cesar Augusto Sadalla Pinto, Silvia Maria Nóbrega-Therrien, Eunice Andrade de Oliveira Menezes

Sumário da obra
bottom of page